26/08 – Dante Cardoso

Dedução Natural Rotulada para Lógicas Modais e Multimodais

Dante Cardoso
doutorando IFCH/CLE – Unicamp

Dedução Natural é um sistema de prova desenvolvido independentemente por Gentzen e Jaśkowski. Caracteriza-se por conter diversas regras de inferência, em geral duas para cada operador (uma para introduzi-lo e outra para eliminá-lo) em contraste com a presença de pouquíssimos ou nenhum axioma; além do mais, caracteriza-se por conter regras de inferência hipotéticas. Assim, o sistema de Dedução Natural passou a ser reconhecido como o que mais se aproxima da forma como se raciocina em matemática.

Contudo, a despeito deste sistema de prova ser aplicado com sucesso a diversos sistemas de lógica (ex: clássica, intuicionista, minimal, algumas lógicas relevantes, alguns poucos sistemas modais etc), tem-se encontrado diversas dificuldades para aplicá-lo em diversos outros sistemas. Recentemente estas dificuldades vem sendo contornadas por autores como Simpson e Gabbay, com a adoção de sistemas de provas rotulados. Rótulos (ou etiquetas) são marcações atribuídas às formulas em um sistema de provas, geralmente expressando propriedades semânticas dessas.

Neste seminário, mostrarei como a dedução natural rotulada funciona para diversos sistemas de lógica modal e multimodal e discutirei o que ainda há para ser estudado na área.

Anúncios